google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira o que é dependência emocional e codependência?

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Confira o que é dependência emocional e codependência?

A dependência emocional é uma patologia que provoca muito sofrimento psíquico e ansiedade, trata-se de um transtorno de personalidade dependente em que a pessoa se apoia e confia no outro para dar sentido a sua existência.

O dependente emocional é controlado e manipulado pelo outro, está sempre em posição de submissão, tem medo de desagradar, portanto tem medo de manifestar a sua opinião, com isso se anula e muitas vezes isso acontece a tal ponto em que ela perde a sua identidade.

A pessoa que sofre desta patologia vive em constante frustração, pois está sempre esperando que o outro seja recíproco a sua doação, portanto ela cobra e "sufoca" a(s) pessoa(s) da qual ela é dependente querendo atenção e compreensão o tempo todo. O seu pensamento se torna limitado à dependência e receber carinho é tão importante para o dependente que ele vai a extremos para isso, inclusive muitas vezes se submetendo a situações desagradáveis.

A dificuldade de ficar sozinho faz com que o dependente tenha a tendência a estar sempre envolvido em relacionamentos problemáticos, pois tem urgência em estar com alguém para se sentir cuidado e amparado. As suas responsabilidades são transferidas para o outro, pois a pessoa tem dificuldades em fazer escolhas e tomar decisões sem que antes o outro seja consultado.

Preocupações infundadas e dificuldade em traçar objetivos e colocá-los em prática também são características dessa patologia.

A dependência emocional começa a ser desenvolvida na infância, na relação que a criança tem com seus pais, portanto é importante que a criança tenha a oportunidade de exercitar sua independência e que seja reforçado que ela é capaz de fazer algo sozinho.

Os pais precisam compreender que superproteger os seus filhos os torna frágeis, portanto é muito importante que eles se sintam desde pequenos responsáveis por algo, que aprendam a se defender, que tenham sua autoestima conservada e sintam que merecem alcançar algo bom em suas vidas.

A criança que sofre abusos sexuais, verbais, físicos ou que não se sentem amadas e importantes tendem a desenvolver a dependência emocional.

Filhos de pais muito exigentes que tem dificuldade em reconhecer os acertos e supervalorizam os erros também podem se tornar dependentes emocionalmente.

A(s) pessoa(s) responsáveis pela "nutrição" da dependência emocional do outro, tornam-se codependentes e também precisam de auxílio. Codependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, e é obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa. O codependente acredita que sua felicidade depende da pessoa que tenta ajudar, e assim se torna dependente dele emocionalmente,

O primeiro passo, para vencer a dependência emocional é ter consciência da dependência e através dessa consciência buscar reconhecer o seu valor, trabalhar a percepção frágil e insegura que tem de si mesma.

A psicoterapia pode contribuir para que perceba que é possível você ter controle de si mesmo, dos seus sentimentos, emoções e que é muito gratificante poder fazer escolhas e tomar decisões.

Fazer amigos e construir uma rede de relacionamentos é importante, assim como não programar o seu dia a dia dependendo do outro, programe-se de acordo com as suas reais necessidades e priorize o que vai te fazer bem.

Reflita que você deve amar o outro como ele é com suas qualidades e defeitos e você também merece ser amado (a) da forma como você é, isso deve ser mais importante do que você amar o fato de estar sendo amada.

Você deve ser o sentido da sua felicidade, ame-se e dependa somente de você!

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...