google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Ser psicólogo: comunicação humana nem sempre é fácil

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Ser psicólogo: comunicação humana nem sempre é fácil

Psicólogo é um profissional que, acima de tudo, possui respeito e amor pelo ser humano e se disponibiliza a trilhar, junto de seu paciente, caminhos por vezes difíceis e obscuros.

A função do psicólogo é acolher sem preconceitos, críticas ou julgamentos para que, através de técnicas e profundo conhecimento sobre o ser humano, possa auxiliar o outro em um mergulho para dentro de si próprio, visitando seus porões, enfrentando suas sombras e reconhecendo sua luz.

As pessoas procuram a ajuda de um psicólogo com a finalidade de encontrar soluções para questões que não conseguem resolver sozinhas, que estão gerando sofrimento emocional. Pela psicoterapia, são auxiliadas no entendimento da dor, com o objetivo de viver melhor, em um espaço seguro e sigiloso, no qual possam se sentir tranqüilos, acolhidos e confortáveis para expor seus sentimentos e sua realidade singular. Singularidade essa que é conhecida e acompanhada a cada sessão, com sensibilidade e técnica, o que possibilita chegar ao objetivo primordial que é amparar na busca por esperança e sentido para a vida.

A psicologia também tem contribuição científica e social e o profissional desta área deve sempre atuar de forma ética, com consciência e humildade, sabendo de suas possibilidades e limitações. Ser psicólogo é um ofício sério e um privilégio, pois toca no que há de mais sagrado em uma pessoa: a sua alma.

"O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade" (Carl Gustav Jung).

Frases de psicologia

É instintivo da mente humana que um homem mais deseje os prazeres que lhe são proibidos. Torquato Tasso

Fazer o que é arriscado, proibido e moralmente incorreto pode despertar uma certa dose de adrenalina que proporciona bastante prazer. Definitivamente, isso é um perigo...

A mente é um fogo a ser aceso, não um vaso a preencher. Plutarco

A mente deve ser despertada, incentivada e alimentada constantemente para que possa se desenvolver por conta própria. Assim, ela também será capaz de gerar novos conhecimentos e "acender o fogo" de outras mentes.

A prova de que somos capazes de "tudo"

Os homens agem sobre o mundo, modificando-no e são, por sua vez modificados pelas consequências de sua ação. B. F. Skinner

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...