google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Confira causas, sintomas do refluxo e opções de tratamento

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Confira causas, sintomas do refluxo e opções de tratamento

Você sabia que o refluxo é uma doença que pode também se desenvolver nos adultos? Saiba o que causa e quais as formas de tratamentos para essa doença digestiva.


Publicidade
Quem sofre de refluxo (ou doença do refluxo gastroesofágico – DRGE), que é uma doença digestiva que faz os ácidos do estômago voltarem pelo esôfago (regurgitação) ao invés de seguir o fluxo normal da digestão, sabe o quanto é incômodo e doloroso, mas pode não saber os danos que esse problema pode causar à saúde, caso não seja tratado adequadamente. 

Este problema pode ser causado por alguns alimentos, como o chocolate e frituras, mas também é causado por algumas doenças como a diabetes e alguns fatores de risco, como a gravidez.

O que é Refluxo? O refluxo é uma doença que faz com que tudo que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão volte para o esôfago, fazendo o caminho inverso do que seria o natural, causando queimação, dor e até mesmo inflamação.

Isso acontece quando um anel de fibras musculares (chamado esfíncter esofágico inferior ou EEI) não se fecha corretamente após a ingestão.

Quais os sintomas?
Os principais sintomas são: 
Azia 
Gosto amargo na boca; 
Tosses; 
Boca seca; 
Irritação da gengiva, incluindo sensibilidade e sangramento; 
Regurgitação de ácido ou de alimentos; 
Inchaço após as refeições; 
Náuseas; 
Vómitos; 
Fezes pretas; 
Dificuldade em engolir (possível sinal de estreitamento do esôfago); 
Perda de peso; 
Desconforto quando você se curva, ao ficar deitado ou comer.; 
Queimação no estômago que pode subir até à garganta; 
Dor de estômago, na laringe e/ou faringe; 
Arroto; 
Indigestão 
Irritação crônica da garganta. 

Causas do Refluxo
Como falamos, existem várias causas para este problema, sendo a mais comum o fechamento incorreto do esfíncter esofágico inferior (EEI), mas também pode ser causado por: 
Gravidez 
Hérnia de Hiato (quando parte do estômago se move acima do diafragma) 
Diabetes 
Tabagismo 
Ressecamento buca 
pelo atraso no esvaziamento do estômago 
pela Síndrome de Zollinger-Ellison (onde o estômago produz mais ácido clorídrico que o normal) 
Esclerodermia e outros distúrbios do tecido conjuntivo. 
O Refluxo também pode acontecer após a ingestão de alguns alimentos como o chocolate, pimenta, frituras e bebidas, como o café e bebidas alcoólicas em excesso. 

Como tratar?
A forma mais comum de tratar o refluxo é com antiácidos, mas o seu efeito, apesar de imediato, não dura muito, ao contrário de alguns medicamentos receitados para reduzir a produção de suco gástrico no estômago.

Alguns medicamentos ajudam a reduzir os sintomas, como o Bromoprida, Buscopan, Digesan, Label, Motilium, Omeprazol e outros. É importante citar que este artigo é apenas informativo e que não incentivamos ou indicamos a automedicação, sendo o médico o único profissional indicado para informar qual o melhor medicamento para o seu problema.

Para casos mais graves, pode ser recomendado fazer uma terapia através de endoscopia ou até mesmo uma cirurgia.

Vencendo a Azia: 
Tratamento para refluxo
O Vencendo a Azia é um guia com um passo a passo para você se livrar de problemas como a azia, refluxo e gastrite. Se você sofre com refluxo ou outros desses problemas, este guia pode ser a sua solução. Ele irá te ensinar a tratar o problema de forma natural. Você perceberá a melhora já nos primeiros 30 dias de tratamento. O guia tem efeito tanto sucesso, que existem diversos depoimentos de pessoas que se livraram desses problemas com ele. Para ver o depoimentos acesse o Site Oficial do produto.

Onde comprar?
O Vencendo a Azia é vendido exclusivamente através do seu Site Oficial-  Lá você encontrará os depoimentos e todas as informações sobre o produto. Atualmente o Vencendo a Azia está em promoção, caso queira conferir basta clicar no botão abaixo, que você será redirecionado para o Site Oficial do produto.

Remédios caseiros para tratar refluxo
Fizemos uma lista com alimentos que neutralizam a acidez do estômago, que servem para fazer remédios caseiros para tratar o problema: 
Água com limão: beba meio copo de água com limão em jejum e antes das refeições, porque além de o limão diminuir a acidez do estômago, vai evitar a dor que o refluxo causa; 
Água de coco: por ser rica em potássio e eletrólitos, ela ajuda a manter o corpo hidratado e a manter o refluxo controlado. 
Chá de gengibre: melhora a digestão, diminuindo o tempo que o alimento fica no estômago; 
Vinagre de maçã: tome 2 ou 3 colheres por dia, junto às principais refeições; 
Chá de camomila: tome de 2 a 3 xícaras de chá por dia, pois a camomila é um calmante natural e ajuda a relaxar o estômago; 
Suco de babosa: a aloe vera ajuda a tratar a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, e também ajuda no tratamento da gastrite. 

Refluxo em bebê
É muito comum o refluxo em bebês recém-nascidos, já que o aparelho digestório nessa fase ainda é muito imaturo, mas alguns bebês regurgitam mais que outros.

Sintomas
Os sintomas do refluxo em bebê são: 
inquietação depois das mamadas 
tosse durante e depois de regurgitar 
irritabilidade enquanto mama 
dificuldade em ganhar peso. 

Tratamento
O tratamento de bebês com refluxo é feito com medicamentos que amenizam os sintomas e diminuem a frequência, e apesar de serem vendidos sem receita médica, indicamos procurar o seu pediatra de confiança.

VÍDEO: confira causas, sintomas e tratamentos do refluxo. Convidada Giovana Palopoli Malacrida, gastroenterologista.


Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...