google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Saiba mais sobre bronquite - sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Saiba mais sobre bronquite - sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção


A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que são estruturas que ligam a traqueia aos pulmões. A sua função é levar ar para os pulmões para que o organismo sobreviva. A bronquite pode ser aguda, crônica e pode ter origem alérgica.



Publicidade
Na bronquite aguda, as crises duram de uma a duas semanas; na crônica, as crises não desaparecem, piorando pela manhã, e duram cerca de três meses, e a bronquite alérgica é desencadeada por contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros e etc.). O contato com a fumaça do cigarro também é um agente desencadeador da bronquite alérgica.

Sintomas
Tosse com presença de muco; ronco ou chiado no peito; fadiga; dificuldade para respirar e falta de ar; febre e calafrios; desconforto no peito; inchaço nos tornozelos, pés e pernas; lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio e infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.


Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta o histórico do paciente, e os sintomas. Dependendo do grau da doença podem ser solicitado os seguintes exames: raios-X torácico, exame de expectoração, teste de funcionamento do pulmão, e oximetria de pulso.

Tratamento
O tratamento pode ser feito com antibióticos (caso de infecção bacteriana), xaropes para tosse e antialérgicos.

Prevenção
Na medida do possível, não manter contato com os agentes desencadeadores: poeira, inseticidas, tintas, ácaros e fumaça de cigarro. Outras medidas de prevenção incluem: não fumar, beber bastante líquido, repouso, uso de umidificador de ar, tomar a vacina da gripe anualmente.

Principais causas
A asma é causada por uma alteração genética que quando associada a fatores ambientais pode desencadear uma inflamação crônica das vias respiratórias, que leva ao estreitamento dos canais de passagem de ar dentro dos pulmões. 

Assim, a asma está relacionada a uma alergia respiratória que pode ser desencadeada quando o indivíduo encontra-se:
Próximo a animais com pelo como cachorro ou gato;
Em locais muito empoeirados;
Em locais com mofo;
Em locais muito frios, porque isto aumenta a poluição;
Estressado ou tem emoções muito fortes.

Normalmente a asma é diagnosticada na infância, mas pode-se desenvolver asma em qualquer fase da vida, sendo que ela é mais comum em indivíduos que possuem algum tipo de alergia respiratória ou alimentar. .infoescola.









Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...