google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Sinusite aguda e crônica. O que é sinusite, quais as causas?

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sinusite aguda e crônica. O que é sinusite, quais as causas?


A sinusite (sinus = seio, ite = inflamação) é uma inflamação dos seios da face causados por uma alergia ou por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica. Esta inflamação pode ocorrer em qualquer um dos quatro grupos de seios da face: maxilares, etmoidais, frontais ou esfenóides.


Quais fatores de risco para a doença?
Estados gripais, rinite alérgica, alterações da anatomia do nariz (desvio de septo nasal, pólipos nasais, hipertrofia de tecido adenoidiano, etc), mergulhos, abscessos dentárisos, deficiência imunológica, entre outros podem predispor o indivíduo à doença.

Quais os sintomas da sinusite aguda?
Na sinusite aguda os sintomas mais freqüentes são a dor localizada na fronte, nos olhos ou na face, com piora ao abaixar a cabeça, secreção nasal amarelada ou esverdeada, congestão nasal, com ou sem febre, dores no corpo, falta de apetite, mal-estar, tosse seca, às vezes com secreção, sensação de secreção descendo do nariz em direção à garganta e irritação desta.


Publicidade
Nas crianças, os sintomas podem se confundir com um resfriado mais prolongado, febre baixa, irritabilidade, secreção nasal, tosse diária com piora à noite, sensação de pressão na cabeça ou na face.

Quais os sintomas da sinusite crônica?
Os sintomas são mais leves e pode se confundir com outras doenças nasais. Os sintomas mais freqüentes são a secreção nasal purulenta, sensação de secreção descendo do nariz para a garganta, dor de garganta, tosse crônica com ou sem rouquidão, congestão nasal, mau hálito e dificuldade para sentir odores.

Como é feito o diagnóstico de sinusite?
O diagnóstico é feito pelo médico, através da história clínica e exame físico. Quando há dúvidas no diagnóstico ou há suspeita de alguma complicação, pode ser necessário a solicitação de exames como o raio-x, a tomografia computadorizada ou a nasofibroscopia.

Qual o tratamento da sinusite?
O tratamento da sinusite é realizado com antibióticos, anti-inflamatórios, descongestionantes nasais ou orais em alguns casos e medidas gerais importantes como a hidratação oral abundante, a vaporização e a limpeza nasal.

A sinusite tratada corretamente evolui para a cura na maioria dos casos, porém existem casos de complicação e cronificação, necessitando de um acompanhamento médico rigoroso e às vezes com uma intervenção cirúrgica.

Somente o médico poderá esclarecer se os sintomas do paciente correspondem ou não a um quadro de sinusite, sugerindo o melhor tratamento para cada caso. pneumo

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...