google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Não sobrecarregar o pâncreas, causando pré-diabetes

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Não sobrecarregar o pâncreas, causando pré-diabetes

Mesmo com a despedida do verão, a preocupação com os quilos a mais não foi embora. Uma dieta balanceada acompanhada de exercícios físicos é vital para mantermos uma saudável e boa forma.

Como calcular índice glicêmico
Uma das maneiras de escolher os alimentos que iremos ingerir é observar seu índice glicêmico (IG). Esse se mede pelo potencial que determinado alimento tem de aumentar o açúcar no sangue. 

Os alimentos que possuem alto IG são os ricos em carboidratos e de rápida digestão, liberam rapidamente uma grande quantidade de açúcar no sangue. A ingestão contínua desses alimentos é prejudicial à saúde, pois exige muita insulina, o que pode, em longo prazo, sobrecarregar o pâncreas, causando pré-diabetes ou diabetes tipo 2.

Índice Glicêmico
Devemos consumir em maior quantidade os alimentos de IG baixo, ou seja, os que têm carboidratos de digestão lenta. Além de combaterem a obesidade, nos mantém saciados por mais tempo.




Podemos mensurar o IG das seguintes maneiras:

Alto Índice Glicêmico

Grau de maturação: Quanto mais madura está uma fruta, maior o seu IG.

Cozimento: Quanto maior o tempo de cozimento dos alimentos, maior o IG, pois as moléculas de amido incham e o deixam macio, facilitando a digestão.

Baixo Índice Glicêmico

Acidez: A acidez de alguns alimentos ajuda a desacelerar a taxa em que o organismo digere determinada comida. Logo, ajuda tornando a digestão mais lenta, a absorção vagarosa e causa um efeito favorável no sangue.

O IG serve para mensurar o efeito dos carboidratos em seres humanos, mas cada um de nós pode reagir de uma forma diferente. Portanto, fique atento aos efeitos em alguém em específico antes de definir dietas de baixo IG.


Uma dieta balanceada não implica somente o IG, mas um estudo sobre proteínas, gorduras e fibras, além do tamanho e sazonalidade das porções. O Índice Glicêmico não foi desenvolvido para reduzir a quantidade de carboidratos que ingerimos, mas para ajudar indivíduos a selecionar carboidratos que desencadeiem uma resposta mais lenta à insulina.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...