google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Conduta que parecem favorável a saúde, mas não são!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Conduta que parecem favorável a saúde, mas não são!

Algumas coisas são básicas em nossa vida para ficarmos bem. E uma delas é mantermos hábitos saudáveis.


Porém, em meio a essa busca, é muito comum passarmos a adquirir hábitos que parecem saudáveis, mas que, na verdade, não trazem benefício algum à saúde e ainda podem prejudicá-la.






-->


Exagerar no consumo de alimentos light e diet

É muito comum vermos pessoas que querem emagrecer consumindo esses produtos. Contudo, de acordo com a nutricionista, alimentos light e diet podem até ter menos calorias, mas também possuem redução de nutrientes importantes. “Um iogurte light, por exemplo, pode até ter menos calorias, mas tem mais soro de leite do que leite propriamente dito, e ainda são usados espessantes, corantes e outros aditivos industrializados. Seria mais saudável comer o normal”.

Substituir leite de vaca por leite de soja

Segundo a nutricionista, deixar de tomar leite de vaca para beber apenas leite de soja pode não ser uma boa ideia. Embora o leite de soja possua fibras, proteína e vitamina B, não possui nem 30% do cálcio presente no leite comum. Rosane ainda alerta que o consumo exagerado de leite aumenta a probabilidade de desenvolver alergia ao alimento.

Praticar atividade física apenas no fim de semana

Além de não fazer diferença significativa para perda de peso ou para beneficiar a saúde, fazer exercício sem uma rotina pode causar lesões musculares e problemas cardíacos. O ideal é exercitar-se durante a semana, de preferência com a orientação de um educador físico.

Não tomar café da manhã

De acordo com a especialista, o hábito de pular essa refeição é altamente prejudicial ao organismo. “As pessoas ficam dormindo por oito horas e o cérebro precisa de glicose para funcionar. Se não tiver, ele vai consumir massa magra (músculos)”, afirma Rosane. Para as pessoas que usam o “mal-estar” matinal como desculpa, a dica da nutricionista é esperar cerca de meia hora para fazer a refeição, após se levantar da cama.

Comer muita proteína

Muitas dietas indicam o consumo exagerado de proteína e a redução de carboidratos. Mas, o excesso do nutriente pode sobrecarregar os rins e o baixo consumo de carboidratos, por sua vez, repercute no gasto de massa magra. “Tudo é questão de equilíbrio. A ideia de que a pessoa emagrece com a dieta da proteína é falsa, porque, na verdade, ela perde água e há uma desidratação”, afirma.

Tomar suplementos vitamínicos

Conforme a declaração de França, esse tipo de substância é ideal para quem tem algum problema de saúde e só é indicado quandoprescrito pelo médico. O maior problema do consumo desuplementos, é que mesmo que boa parte daquilo que o corpo não precisa seja descartado, esse processo de descarte pode causar sobrecarga do fígado.

Deixar de comer arroz com feijão à noite

No geral, as pessoas acreditam que comer uma salada ou um lanche é melhor do que uma refeição considerada completa, revela a nutricionista. Entretanto, reduzir o consumo de arroz e feijão, por exemplo, não ajuda em nada. “Feijão com arroz é a combinação proteica perfeita. Não faz mal comer à noite. Só faz mal se a pessoa jantar às 22h e dormir às 23h. Se ela comer às 20h e dormir às 23h, não tem problema nenhum”, complementa.

Tomar suco em vez de comer a fruta

Tomar o suco da fruta não é o equivalente a comê-la. A nutricionista defende que a melhor opção é alimentar-se da próprio fruto, porque, além de ingerir mais fibras, que são praticamente eliminadas no processamento do alimento, a quantidade de caloriasconsumidas é menor. “Para fazer um suco de laranja, são necessárias pelo menos duas frutas, mas, se for para comer, ninguém come mais de uma”, diz.

Usar filtro solar em excesso e fugir do sol
Proteger a pele dos raios solares é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e doenças cutâneas, mas o exagero também não é recomendado, usando protetor solar demais e ainda fugindo da luz. O motivo é que, ao bloquear o sol, isso prejudica a sintetização da vitamina D. Sem esse nutriente, outras doenças podem surgir, como do coração e deficiências de cálcio (já que a vitamina é importante para absorver o mineral). Rosane não é contra o uso de filtro solar, mas recomenda uma exposição direta de 10 a 15 minutos ao sol da manhã (menos nocivo do que o do meio-dia). “Uma ideia é deixar para passar o protetor depois de chegar ao trabalho”, afirma.

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...