google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: O que é gordura visceral?

sábado, 28 de novembro de 2015

O que é gordura visceral?

Gordura visceral é aquela gordura interna localizada sempre na região abdominal e comumente chamada de “barriga de cerveja”. Muito mais comum em homens do que em mulheres, é bem perigosa por estar perto de órgãos vitais como pâncreas, intestino, fígado e rins.




Não é só isto! A gordura visceral, diferente da gordura subcutânea, é a responsável por deixar seu coração, rins, fígado e diversos outros órgãos “gordos”. A vida destes órgãos, desta forma, diminui e a saúde de todo o corpo é instantaneamente prejudicada.

Como medir a gordura visceral
Para medir a gordura visceral pode-se fazer uma tomografia computorizada, ressonância magnética ou ecografia. Porém, medir a barriga com fita métrica é uma forma mais simples de verificar se a gordura que se acumula na barriga está em excesso. Medidas abdominais acima de 90 cm para homens e 80 cm para mulheres são considerados sinais de risco.

Embora as relações de causa e efeito não tenham sido totalmente estabelecidas, as evidências disponíveis indicam que a gordura visceral representa um elo importante entre as diversas facetas da síndrome metabólica, como a resistência à insulina, a intolerância à glicose, a hipertensão arterial e as dislipidemias.

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Fatores ambientais, genéticos, falta de exercício e maus hábitos alimentares podem levar ao aumento da gordura visceral.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...