google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Diabetes mellitus e complicações

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Diabetes mellitus e complicações

Diabetes Mellitus é um conjunto de doenças com uma característica em comum.

O diabetes não precisa ser uma condenação perpétua a viver sem saúde, mas limita, de certa forma. 

Prevenção é o correto. Hormônio produzido no pâncreas, permite ao corpo transformar a glicose do sangue em energia imediata ou armazená-la nas células.
↦ Se insuficiente ou havendo resistência a ela, a taxa de glicose no sangue continua alta, prejudicando vasos sanguíneos, nervos e tecidos.

↦ O descontrole da glicose no sangue leva a uma série de problemas, doença cardiovascular (infartos e AVCs), infecções crônicas nos pés e as amputações também são mais prováveis.

↦ Cerca de 50% dos homens diabéticos podem sofrer de disfunção sexual. Às vezes, esse é um dos primeiros sintomas, antes de procurar um urologista por causa de impotência sexual, seria conveniente realizar exames para detectar se é diabético.

↦ Diabetes é a causa mais comum de cegueira no Brasil. No caso de pacientes com diabetes já estabelecido até 60%, embora seja possível fazer diagnóstico precoce.

Diabetes tipo I

↦ O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo II

↦ Os casos não dependentes de insulina chegam a 90%. O paciente produz alguma insulina, mas não o suficiente para usar e armazenar a glicose de forma satisfatória.


Diabetes gestacional

↦ A gravidez pode trazer sinais de alerta: na maioria por causa do aumento de peso da mãe a elevação da glicemia na gravidez indica aumento da probabilidade de surgir diabetes tipo II, futuramente.


Fatores de risco

↦ Obesidade, mais de 88 cm de cintura mulheres, homens mais de 102 cm. Quanto maior a circunferência abdominal, maior será o risco de o indivíduo desenvolver diabetes.

↦ A alimentação rica em gordura e parentes próximos portadores de diabetes. Fumar é um fator secundário, pode provocar hipertensão, o que dobra o risco de causar diabetes tipo II em homens saudáveis.

Recomendações

↦ Para evitar complicações desnecessárias, verificar a pressão arterial regularmente, examinar os pés(micoses) e olhos (exame do fundo do olho) dos pacientes poderiam poupar muito sofrimento.

↦ Verificar a glicemia, dosagem de proteína na urina (microalbuminúria). Como consequência do mau controle, pode desenvolver lesão renal.

↦ Alimentação balanceada, exercícios físicos regularmente, o diagnóstico precoce, aliado a hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pode prevenir o diabetes tipo II .

↦ A mensagem é simples, 30 minutos diários de exercícios físicos, aliados à alimentação saudável, ajudam a reduzir em até 40% o surgimento da doença e também a controlá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...