google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Tratamento natural: chás poderosos para curar ansiedade

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Tratamento natural: chás poderosos para curar ansiedade

Esse hábito de tomar chá para relaxar foi herdado dos asiáticos, pois eles desde muito tempo usam ervas e bebidas específicas para isso. Sem mesmo ter recursos na época para fazer experimentos científicos para se chegar à conclusão que determinada erva produz tal efeito eles já sabiam que tinham utilidade nisso pelo hábito. 
Hoje em dia, pode ser usados chás e ervas para curar ansiedade, mas o normal é que as pessoas vão ao médico pedir alguma prescrição de algum remédio que faça isso, mas mesmo assim esses remédios como são feito com princípios ativos e fármacos de plantas, de um jeito ou de outro a pessoa vai estar se tratando de ansiedade com plantas.

Ao contrário dos medicamentos que tem alivio e efeito imediato, as ervas agem a longo prazo, por exemplo, para conseguirmos nos livrar da insônia, é bom todos os dias tomar um pouco de chá de camomila à tarde e depois de uma semana mantendo o ritmo, sempre à noite o sono vai chegar.

Pessoa com ansiedade
Tomar chá pode ser algo prazeroso e ao mesmo tempo um passatempo que vai te fazer bem e hidratar o seu corpo. Quando uma determinada erva medicinal é usada para um objetivo, não significa que ela faz bem só aquilo, mas ela também faz bem em outras partes e órgãos do corpo. Por exemplo, a camomila é mais usada como calmante, mas tem também outros efeitos benéficos no organismo como anti-alérgico e diminuidores de náuseas e ânsia de vômitos.

Há também o problema de risco de morte. Segundo estudos feito por um periódico canadense especializado em psiquiatria, as pessoas que fazem uso de medicamentos para ansiedade tem mais chances de morrer cedo do que as que não fazem uso, por isso é bom ao invés de usar medicamentos fortes para curar ansiedade, usar algum erva que promova o bem estar e diminua depressão e pânico.

Problemas surgem quando uma pessoa está sendo acometida de ansiosidade, e pode até piorar para uma síndrome do pânico, ritmo cardíaco acelerado, fadiga, vertigens, medo, sentimentos de culpa, pensamentos de que vai morrer, falta de ar, nervosismo, tonturas etc. Sintomas secundários também podem aparecer como distúrbios gástricos ou dor e cabeça constante.

A Ansiedade é melhor tratada quando diagnosticado pelo médico a raiz do problema, para saber se é algo psicológico ou se é algo biológico que esteja causando isso, ou seja, se é alguma preocupação, notícias ruins, excesso de tristeza, traição e ou se é doenças, falta de exercícios físicos, má nutrição, etc.

Abaixo segue a lista de alguns medicamentos naturais bons para quem quer diminuir a ansiedade e se manter calmo.

Camomila: age como calmante e sedativa e pode ser tomado o chá, para ansiedade. A tintura pode ser tomada uma colher para irritabilidade, pois ela tem efeitos mais potencializados.
 
Valeriana: como discutimos no post sobre insônia, a Valeriana é ótima para para acalmar, assim como a camomila. Ela tem substancias que agem diretamente no sistema nervoso, podendo ser usada como calmante, anti-espasmos, diminuir a pressão, tranquilizante e assim como a camomila, melhorar a digestão. Normalmente é feito uma decocção, chá com a raiz da planta. Valeriana serve para acalmar, dar sono e diminuir ansiedade.

Maracujá: relaxa os vasos sanguíneos e aparelho circulatório. Diminui a pressão e age como tranquilizante. Pra fazer o chá, ferver em água folhas secas do maracujazeiro, que tem efeito tranquilizante maior que o fruto, e tomar 1/2 xícara por dia. Folha de maracujá para fazer chá tem efeito potencializado

Melissa: a melissa é também chamada de erva cidreira e facilmente confundida com o capim-limão. O seu chá é excelente para quem é nervoso e sofre com crises de ansiedade. Para fazer, basta ferver uma xícara de água e adicionar uma colher de sopa das folhas da melissa picadas. Feche a xícara e deixe descansar por dez minutos, assim, o chá ficará mais incorporado. Coe, adicione uma colher de chá de mel, se quiser, e beba logo em seguida. É indicado tomar o chá três vezes ao dia para melhores resultados. 


Mulungu: é muito utilizado para tratar tosses, asma e coqueluche, além de casos de dores reumáticas e nevralgias crônicas. Auxilia no tratamento de estados emocionais como histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, ataque de pânico, depressão, compulsão, distúrbio de sono; além de doenças como esclerose, pressão alta, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência urinária.  

Para preparar o chá de mulungu, adicione 4g das cascas da planta, uma colher de sobremesa de camomila a uma xícara e meia de água fervente. Deixe ferver por 15 minutos e tome o chá ainda morno, de preferência à noite.

Ainda tem inúmeras outras que agem diretamente como calmante como a lavanda, a menta (hortelã), ginseng e verbena.

O ideal é você adoçar o seu chá com mel para que o efeito seja potencializado por causa da reação do mel com a erva, mas outras frutas e ervas podem ser usadas para isto como pedaços de laranja cortados, limão, açúcar mascavo etc.

Coisas que você precisa evitar:
Álcool.
Cafeína.
Cigarro.
Ficar sem beber água.
Ficar sem descansar no trabalho, vender férias ou folga.
Ficar sem praticar exercícios físicos. vegetall

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...