google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Não tenho tempo para me organizar!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Não tenho tempo para me organizar!

Quem já não disse essas duas frases? Parece que o tempo corre sempre em alta velocidade, e como temos prioridades a organização acaba ficando de lado.

Organização não é coisa de “viciado em organização” – trata-se de aproveitar melhor o tempo e viver bem.

No dia-a-dia, é importante ter em mente os seguintes conceitos:

Use uma agenda.  
Nem que seja para anotar somente compromissos e contas a pagar, mas use. A agenda mantém a sua sanidade mental. Ninguém precisa se lembrar de tudo.
Tenha esses conceitos em mente todos os dias para não cair na bagunça geral.

Fazer um pouco é melhor do que não fazer nada.
Quantas vezes você não deixou de fazer alguma coisa porque pensou que seria um trabalho de formiguinha que não faria diferença na infinidade de tarefas? Quando temos tanta coisa para fazer, qualquer passo que dermos já é melhor que continuar no mesmo lugar.

Se não há lugar para guardar algo, verifique a necessidade de ter o objeto.
Já aconteceu com você? Você ganha um brinde em um evento e descobre que não tem lugar para colocar aquele objeto em casa. Resultado? Deixa ele embrulhado dentro da sacola, encostado ao lado da estante. E aí caímos no conceito seguinte:

Pilhas de tralha temporárias rapidamente se tornam permanentes.
A probabilidade de manter uma pilha de coisas em um lugar temporário para sempre é enorme. Ninguém consegue arrumar tudo de uma vez (especialmente nos casos de mudanças de casa), mas em 90% dos casos é provável que você acabe deixando tudo como está durante muito tempo, quando não para sempre. Precisa deixar a coisa ali, sem lugar específico? Ok, mas comprometa-se de verdade a dar um jeito naquilo.

Agora é melhor do que mais tarde, que é melhor do que nunca.
Se você pode fazer algo nesse exato momento, por que vai deixar para depois? Você não sabe se terá disponibilidade depois.

Tudo bem desencanar às vezes.
Ninguém precisa ser viciado em organização e extremamente perfeito o tempo todo. Eu mesma, quando estou cansada, deixo tudo de lado para conseguir ficar bem e, quando eu estiver, aí sim volto às minhas atividades normais. Ou mesmo aqueles dias em que não temos vontade de fazer nada… não precisa se sentir culpado(a). Só desconfie se fizer isso sempre – porque isso sim pode prejudicar seus projetos e fazer você perder mais tempo ainda.

Bons motivos para você se organizar:

1. O espaço da sua casa é aproveitado da melhor maneira possível! Você nunca vai olhar para um canto cheio de tralha e se sentir mal por não fazer nada a respeito.

2. Você não perde tempo procurando coisas porque você sabe onde elas estão.

3. Você não fica estressada(o) só de pensar que precisa organizar isso e aquilo. A vida está em ordem e basta ir administrando.

4. Você nunca mais irá comprar um objeto que já tinha em casa, mas não sabia onde estava. Ou seja, economizará dinheiro.

5. Você não compra o que não precisa, pois conhece o espaço que tem e suas necessidades.

6- Você vive uma vida coerente com seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Você não perde tempo com besteiras.

7-Você aprende a não reclamar do tempo. Você sabe que a responsabilidade é sua, e não do fato de o dia não ter mais de 24 horas.
 
8-Sua mente está tranquila.

9-Você não se estressa tanto, já que tem tudo (ou a maioria das coisas) sob controle.
 
10-Você consegue ir atrás dos seus objetivos não importa a idade que você tenha.

11-Você se previne e não é pego(a) de surpresa nas diversas situações do dia-a-dia.

12-Da aquela sensação de dever cumprido, quando vemos tudo arrumadinho.

13-O importante é começar.

14-Você consegue descansar.

15-Você sabe que, no dia em que você morrer, não terá se arrependido das coisas que não fez, porque encontrou tempo para fazer tudo o que era importante para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...