google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Ácido úrico: dor articular intensa com calor e vermelhidão

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ácido úrico: dor articular intensa com calor e vermelhidão

Dor articular, principalmente no dedão do pé, é uma das principais manifestações da gota, doença que provoca inflamação nas articulações pela deposição de cristais de ácido úrico nelas. Mas você sabia que é possível controlar e até prevenir essa doença por meio da alimentação?








-->


Ácido úrico. Um problema muito presente em parte da população que causa graves problemas de saúde. Todos nós dispomos deste composto no sangue, mas em pequenas quantidades que tendem a ser manter sempre em níveis normais.

O ácido úrico é basicamente um produto de descarte de nosso sangue. Células mortas e purinas dos alimentos. Normalmente, tal e como indicamos antes todos nós dispomos de certo nível de ácido úrico, mas se não cuidarmos de nossa alimentação, este elemento pode ser produzido em excesso. Nossos rins não o filtram de modo adequado e o ácido úrico se concentra originando uma condição conhecida como hiperuricemia.

Se não controlarmos essa condição, os níveis de ácido úrico seguem elevando-se e corremos o risco de formação de cristais do mesmo nas articulações e tecidos, originando o que todos conhecem como gota, essa incômoda e dolorosa inflamação das articulações – muito típica nos dedos dos pés – com um avermelhamento muito característico.

E quais alimentos deveram ser evitados? Com um pouco de esforço, esta doença pode ser vencida, assim que, lembre-se, evite antes de tudo as carnes vermelhas,  peixes e crustáceos em geral a carne conhecida como de caça, as bebidas alcoólicas, o café, entre outros.

Diagnóstico

O diagnóstico de certeza é dado por um exame que mede a concentração de ácido úrico no sangue e exige oito horas de jejum para ser realizado.

Tratamento de Gota

Os medicamentos devem ser tomados o mais rápido possível se você sofrer um ataque de gota súbito.

Use antiinflamatórios assim que aparecerem os sintomas da gota. Consulte o seu médico sobre a dose correta. Você talvez precisará de doses mais fortes por alguns dias

O médico poderá prescrever analgésicos fortes para as dores

O especialista poderá prescrever também alguns medicamentos que ajudem a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação

Os corticoides também podem ser muito eficazes. O médico pode injetar esteroides na articulação inflamada para aliviar a dor

Em geral, a dor diminui dentro de 12 horas após o início do tratamento e desaparece completamente em 48 horas

O uso diário de alguns remédios também diminui os níveis de ácido úrico no sangue. O médico poderá prescrever esses medicamentos se o paciente tiver vários ataques durante o mesmo ano ou se os seus ataques forem muito graves, se o paciente tiver lesões nas articulações, tofos e cálculos renais de ácido úrico.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...