google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Treinos, perigos do excesso de atividades físicas e risco para a saúde

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Treinos, perigos do excesso de atividades físicas e risco para a saúde

Exagerar nos treinos pode ser tão prejudicial quanto não praticar atividades físicas. O chamado overtraining é o excesso de exercícios, quando praticamos as atividades sem respeitar o tempo de descanso do corpo. 

Observado constantemente em atletas o overtraining é causado por fatores relacionados ao treinamento e também agravados com uma dieta inadequada, estresse e excesso de competições.


Publicidade

Por isso é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física e montar um treino seguro e eficiente de acordo com o seu nível de condicionamento físico.

Desta forma a pessoa que inicia um treinamento já começa de forma correta e adequada.

Quais são os riscos? Entre os malefícios causados estão: dificuldade para respirar, tonturas, insônias, inchaço e dores constantes nas articulações. Segundo o ortopedista Lafayette Lage, o aluno corre ainda o risco de ter lesões graves em regiões como ligamentos, tendões e músculos. 

“É muito comum, principalmente entre os jovens, a pessoa se animar a tal ponto que perde a noção do tempo enquanto pratica atividades físicas. Tanto quanto aquele atleta que treina excessivamente, quem está abandonando o estado de inércia e dando início à prática entusiasmada de esportes precisa saber que as chances de sofrer uma lesão são altíssimas”, alerta Lage à revista Vigor. 

Como evitar o overtraining? Equilíbrio, periodicidade e repouso são elementos fundamentais para garantir uma atividade física saudável. Além de não exagerar nas cargas e repetições, procure descansar o seu organismo, afinal, é nesse período que o músculo se recupera e se adapta ao exercício. 

Segundo Lage, para prevenir entorses, distensões, contusões e demais problemas, é preciso aumentar a intensidade das atividades físicas aos poucos: “Utilizamos rotineiramente a regra dos 10%, que sugere ao esportista não aumentar a intensidade ou a duração do treinamento além desse percentual. Por exemplo, uma pessoa que corre 30 quilômetros por semana pode aumentar sua distância na semana seguinte em três quilômetros, passando a correr 33″. 

Sintomas do overtraining:
Perda de apetite;
Perda de peso;
Insônia;
Cansaço;
Irritabilidade;
Ansiedade;
Depressão;
Agressividade;
Pequenas lesões;
Resfriados constantes;
Dores de cabeça;
Perda no rendimento;
Impedimento do crescimento muscular;
Disfunções hormonais.

Caso o atleta esteja com a síndrome do overtraining, o descanso é essencial. Embora para alguns atletas a idéia de parar os treinos seja muito difícil. É preciso um tempo de recuperação de pelo menos duas semanas para que este se recupere.

Contudo, essa regra é válida até certo ponto, é preciso haver um limite. Procure orientação de um educador físico que, juntamente com o aluno, irá elaborar o planejamento de treinos que melhor se adapta aos seus objetivos e condicionamento físico.

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...