google.com, pub-3508892868701331, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Rio de Saúde: Estrela-do-mar: imortal, se regenera de tecidos, nunca envelhecem

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Estrela-do-mar: imortal, se regenera de tecidos, nunca envelhecem


As estrelas-do-mar nunca envelhecem e só morrem devido a doença! Todas têm um extraordinário poder de regeneração, podendo substituir partes do corpo perdidas ou danificadas. Não é, pois, de admirar que se reproduzam assexuadamente. 

A reprodução sexuada é, contudo, bastante mais comum.
As estrelas-do-mar regeneram porções do disco e braços perdidos, desde que um pedaço do disco central esteja presente; um braço isolado não tem essa capacidade e acaba por morrer, com excepção das espécies do género Linckia, que podem regenerar um indivíduo completo a partir de um só braço.

Alguns estudos feitos com Asterias vulgaris mostram que a regeneração ocorre com um braço e apenas 1/5 do disco central, ou até menos, se o madreporito estiver presente. A estrela retoma a alimentação assim que o sistema digestivo estiver fechado, mesmo antes de este estar completamente regenerado. A regeneração completa pode demorar até um ano.

Algumas espécies, se ameaçadas, auto-amputam os braços, na esperança de contentarem os seus potenciais predadores e assim conseguirem escapar. Esta resposta parece ser mediada quimicamente, já que, se o fluído celómico de uma estrela-do-mar no processo de autotomia for introduzido noutro individuo, esse fluído induz o mesmo comportamento.

Muitas estrelas-do-mar reproduzem-se por fissão do disco central em duas partes iguais, cada uma das quais regenera a parte perdida. É vulgar serem produzidos neste processo braços funcionais extra. Também, muitas espécies reproduzem-se assexuadamente, na fase larvar, por formação de brotos nos braços larvares, os quais crescem e se destacam da larva que lhes deu origem.

A estrela-do-mar-coroa-de-espinhos é é a segunda maior estrela-do-mar do mundo, podendo crescer mais de 1 metro de diâmetro. É uma espécie endêmica dos recifes de corais tropicais no Mar Vermelho, Oceano Índico e no Oceano Pacífico. Como animais solitários, elas se alimentam sozinhas e mantêm distância constante entre si e outros membros de sua espécie. Move-se graças aos milhares de pequenos pés cilíndricos que tem debaixo dos braços; esses respectivos pés tem ventosas que grudam nas pedras.

Seus espinhos são muito afiados e capazes de perfurar roupas de mergulho padrão e outras roupas. Eles também são venenosos; quando a coroa-de-espinhos se alimenta, ela libera uma substância química que é conhecida por atrair mais estrelas-do-mar para a área. Causam ferimentos graves, e ainda liberam uma neurotoxina no sangue que pode causar uma forte dor, capaz de durar horas, bem como náuseas e vômitos. Alguns mergulhadores matam esses predadores através da injeção de ácido do estômago da própria estrela em cada uma de suas muitas pernas.

É um predador carnívoro e voraz que ataca corais. Uma coroa-de-espinhos pode consumir até 6 m² de recife de coral vivo por ano. Durante períodos de escassez de alimentos, a coroa-de-espinhos pode sobreviver de reservas de energia por mais de seis meses.


Publicidade

Os espinhos venenosos e afiados cobrem quase toda a superfície do corpo da coroa-de-espinhos. Essas defesas naturais tornam o animal pouco atraente para a maioria dos outros predadores de recife. Apesar disso, o Tritão-gigante (um molusco) e o camarão-arlequim atacam e comem coroas-de-espinhos.

Essa estrela-do-mar ganhou notoriedade como uma ameaça para o ecossistema de recife de coral, particularmente na Grande Barreira de Corais na costa da Austrália. A superpopulação de coroa-de-espinhos tem sido responsável pela destruição generalizada de recifes. Alguns ecologistas apontam que a coroa-de-espinhos tem um papel importante e ativo na manutenção da biodiversidade de recifes de coral, conduzindo a sucessão ecológica.

As estrelas-do-mar, não têm partes visíveis do corpo que se pareçam com olhos. Isso leva à questão do que eles podem usar para ver. O que as estrelas do mar usam nos olhos?

Embora possa não parecer que a estrela do mar tenha olhos, eles o fazem - embora não sejam como os nossos olhos. Uma estrela do mar tem pontos de vista que não conseguem ver muito detalhes, mas podem detectar luz e escuridão. Essas manchas oculares estão na ponta de cada um dos braços da estrela do mar.

Isso significa que uma estrela do mar de cinco braços tem cinco pontos de olho, e uma estrela do mar de 40 braços tem 40!

Como ver o olho de uma estrela do mar
Pontos de um olho de estrela do mar estão debaixo de sua pele, mas você pode vê-los. Se você tiver a chance de segurar suavemente uma estrela-do-mar, muitas vezes ela inclinará o final dos braços para cima. Olhe para a ponta e você poderá ver um ponto preto ou vermelho. Esse é o ponto do olho.

Desenhos animados que retratam estrelas do mar com um rosto com os olhos no centro de seu corpo são, portanto, imprecisos. Uma estrela do mar está realmente olhando para você com seus braços, não do centro de seu corpo. É mais fácil para cartunistas retratá-los dessa maneira.

Estrutura do Olho da Estrela do Mar
O olho de uma estrela do mar é muito pequeno. Na estrela azul, eles têm apenas meio milímetro de largura. Eles têm um sulco na parte inferior de cada braço que tem os pés do tubo que as estrelas usam para se mover. O olho é feito de algumas centenas de unidades coletoras de luz e está localizado no final de um dos pés do tubo em cada braço.

O que as estrelas do mar podem ver?
Estrelas do mar não conseguem detectar cores, elas não têm os cones de detecção de cor que os olhos humanos fazem, então eles são daltônicos e só vêem luz e escuridão.

Eles também não podem ver objetos em movimento rápido enquanto seus olhos trabalham lentamente. Se algo passar rapidamente por eles, eles simplesmente não o detectarão. Eles não podem ver nenhum detalhe porque eles têm tão poucas células de detecção de luz. Experiências mostraram que podem detectar grandes estruturas, e mesmo isso foi uma surpresa para os cientistas, que por um longo tempo pensaram que só podiam ver a luz e a escuridão.

Cada olho da estrela do mar tem um grande campo de visão. Se todos os seus olhos não estivessem bloqueados, eles poderiam ver por 360 graus em torno de si. Eles provavelmente poderiam limitar seu campo de visão usando seus outros pés de tubo em cada braço como cegos.

As estrelas do mar provavelmente verão apenas o suficiente para chegar onde querem estar, em uma rocha ou recife de corais onde possam se alimentar.




 






Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...